Biografia

Ricardo Rapaz iniciou a sua carreira artística em 1995. Desde muito novo que sempre soube o que queria ser, entretendo os seus amigos com truques de magia que ia aprendendo com o seu pai, José Baptista Rapaz (Jobara), também ele ilusionista. Versátil, passou pelas mais diversas áreas do espectáculo e da moda, pelo que, ao longo dos anos, foi adquirindo várias competências, frequentando workshops, conferências e congressos.

Auto-didacta, a curiosidade sempre fora o móbil para o seu enriquecimento pessoal e profissional. Dom, vocação ou talento poderão ser palavras que descrevam a sua precoce e bem sucedida incursão nesta arte, mas só com formação e trabalho Ricardo pôde melhorar a sua performance, enquanto artista, traçando um percurso cheio de desafios e conquistas.

Atento ao meio envolvente, é no quotidiano que se inspira para a criação das suas múltiplas e distintas personagens. Experiente, conta com milhares de actuações e centenas de participações em inúmeros projectos: programas televisivos (em todos os canais generalistas), certames internacionais, despedidas de solteira/o, casamentos, baptizados, festas de rua, de aniversário (adultas e infantis), de empresas e protocolares.

Já espalhou magia pelos mais diversos palcos do país e além fronteiras. Recentemente, o seu espectáculo de ilusionismo e comédia  deu a volta ao mundo, a bordo do cruzeiro «Princess Danae». É lá, no palco, junto do público, que se sente em casa. É neles que pensa sempre que tem que organizar um espectáculo. É para eles que trabalha sempre que os holofotes se acendem. É por eles que continua a querer inovar em todas as personagens com que os surpreende. Ricardo Rapaz respira comédia. A magia, essa, corre-lhe nas veias.